Bruxa Maravilhosa

O projeto “CantoAr na floresta da Bruxa Maravilhosa” – que conta com o apoio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF) – oferece para as crianças da primeira infância do Recanto das Emas o acesso ao nosso livro musical “Bruxa Maravilhosa”, e elabora conjuntamente com os pequenos as novas músicas do CantoAr que versarão sobre a conexão com a natureza e as emoções. Nosso objetivo é aproximar bebês e crianças pequenas do universo do yoga, da meditação e da ecologia por meio da música, artes plásticas e literatura.
Queremos propor a ideia da “Bruxa Maravilhosa” que cuida das plantas, dos animais, e nos ajuda a entender melhor as nossas emoções. Nosso propósito é desconstruir o imaginário da Bruxa Má ainda na primeira infância, e promover assim a valorização dos saberes associados à natureza e às mulheres, bem como nos apoiar na valorização das anciãs e das culturas tradicionais.

Livros
Através dos livros, músicas e oficinas entregamos para o público infantil ferramentas de conexão com as suas emoções, desenvolvemos a consciência corporal, e ampliamos o espectro de linguagens sensíveis acessíveis pela arte.

Produzimos 1500 exemplares do livro musical “Bruxa Maravilhosa” – que constitui uma faixa do nosso álbum musical CantoAr e as Aventuras Encantadas. Foram distribuídos gratuitamente 266 exemplares para as crianças que participaram das oficinas de agroecologia do CEI Buritizinho do Recanto das Emas; 100 cópias para as Bibliotecas Públicas; 59 para cada CEPI do GDF e 75 unidades foram entregues ao FAC.
- Para ampliar o acesso ao público cego, realizamos também a impressão de 15 livros no sistema braille. Dessa forma contribuímos para a formação de novos públicos que poderão acessar o material voltado para a primeira infância e as nossas músicas.
Música
Ra ma da sa saaa say so hung
No meio da floresta mora uma bruxa
A bruxa é má má má má maravavilhosa
Ela cuida das crianças e ajuda os animais
Pegue a sua bicicleta vamos todos pedalar
Visitar a dona Bruxa e seus amigos encontrar
A vida é má má má má maravavilhosa
O caminho é bem longo e tem muitos animais
Tem a Borboleta bela e os lindos beija-flores
Veja só quanta beleza há em todas essas cores
E sinta o ar má má má má maravavilhoso
E a dona Bruxa fica muito animada quando chegam seus amigos
E prepara uma porção mágica!
Põe dentro dela alegria chocolate brincadeiras e risadas purpurina e amor
Se um amigo estiver triste vira um sapo e bem alegre sai pulando por ai Bruegwt bruegwt bruegwt…
Se estiver bravo, dona Bruxa o transforma em um tigre que grunindo faz barulho bem assim
Raawwww..
Se for cansaço, o problema, a dona Bruxa logo chama a cobra serpentina para o energizar
Shiii…
Se for sozinho, dona Bruxa o transforma em uma aranha com sua teia para nos conectar
Agradecidos e encantados todos cantam pois a bruxa não é má!
A Bruxa é má má má má má maravavilhosa
E eu sou má má má má má maravavilhosa
Vocês são má má má má má maravavilhosos
Ra ma da sa saaa say so hung (x4)

Oficinas de agroecologia
Realizamos 15 oficinas para crianças de idades entre 4 e 6 anos na CEI Buritizinho do Recanto das Emas. Nestas oficinas trabalhamos a alfabetização ecológica, princípios de musicalização, e ferramentas da prática do yoga para conexão e elaboração das emoções.
Durante as oficinas oferecemos para as crianças uma meditação com as plantas medicinais e o som do sino tibetano para aguçar a percepção sobre os super poderes das ervas. Conversamos sobre o poder medicinal de cada planta e as aproximamos do universo das crianças. Com essa experiência as crianças trouxeram suas percepções e vivências com as ervas que formaram a matéria criativa para as nossas novas composições.
As oficinas foram espaço de troca e formação para as crianças sobre ecologia, música e yoga, enquanto promovem o fortalecimento da subjetividade e da autonomia e ainda ampliam o reportório sensível de conexão comelas mesmas e com a natureza. Utilizamos a brincadeira como metodologia de ensino para trabalhar os princípios básicos da agroecologia como os conceitos de redes, sistemas aninhados, interdependência, diversidade, ciclos, fluxos, desenvolvimento e equilíbrio dinâmico.
Realizamos com as crianças o plantio de mudas, construção de canteiros e jardins medicinais, compostagem, entre outras atividades. Em cada oficina houve o espaço para que o fluxo criativo das crianças se manifestasse, contribuindo para as concepções das músicas. Ao total compomos 12 novas músicas sobre as ervas medicinais.